sexta-feira, 13 de maio de 2011

Estação romântica!!

Todos sabem que sou uma apreciadora do retrô,
 especialmente  no que se refere a roupas e acessórios antigos.
E cá pra nós, a tendência da nova estação está pra lá de romântica, desta vez  pegou pesado comigo.. rs
Nossa, um dia desses passei lá na  Renner e quase fui tomada por uma súbita crise de transtorno obsessivo compulsivo...rsrs, querendo comprar tudoo...meus olhos pareciam dois coraçãozinhos saltando pra fora...rs
 Quanta coisa linda...rendas, rendinhas, florais miudinhos que amoooo...acessórios vintage que a tempos estava querendo..
 Ahhh, e os camafeus então...um mais lindo que o outro, impossível resistir a esse apelo tão...tão romântico...   




 E VOCÊ SABE O QUE É UM CAMAFEU???



Do latim : cammaeus, significa entalhada ou esculpida
Camafeu – palavra original do francês antigo: camaheu.

Os chamados CAMAFEUS!!
De acordo com a história, o camafeu surgiu na Grécia antiga, cerca dos anos 300 a.c, era esculpido manualmente em pedras  ou conchas,   com figuras de deuses mitológicos, que os gregos acreditavam servir de escudo sagrado.
   Aos poucos estes acessórios foram ganhando grande admiração entre os  nobres.  Com  figuras femininas, paisagens, flores, ou alguma pessoa importante esculpida, eram usados como adornos entre as damas e também serviam para adornar capacetes, peitorais e anéis usados pelos homens.
 Entre os séc XV e XIX  o camafeu tornou-se um símbolo do  recato feminino usado como broche nas comportadas golas, como brincos, anéis e presilhas para cabelos.
    Ao longo dos tempos deixou de ser apenas um acessório e passou a fazer parte de objetos decorativos entalhados em  vasos, louças  e até para selar cartas e demarcar propriedades.
Podemos notá-los com nitidez em filmes que remontam as épocas medievais, vitorianas e renascentistas; E  também nas ilustrações em livros.
   Mas, seguindo  a tendência romântica do inverno, eles estão de volta!
Os camafeus retornam esculpidos não em pedras semipreciosas, mas
em materiais sintéticos, com menor durabilidade,  porém mais leves e baratos.






   A forma mais comum de camafeu são os broches, alguns são simples de  metal envelhecido, outros são adornados com strass. Há peças mais caras em prata e ouro, mas de qualquer forma todos trazem  o romantismo da
estética dos séculos passados, Cheios de feminilidade e glamour!!