segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Manual Prático - ESTAMPAS  
 por Litha Bacchi

Estampas. Taí um assunto super complicado e muito relativo. A gama de estampas é infinita, bem como os tipos de corpos. Nós tentamos resumir, mas sempre há as exceções pra todas as regras. De qualquer maneira, vou me aventurar a falar sobre elas.
Primeira regra: se você é mignon, fique LONGE das estampas grandes. Elas vão fazer com que você pareça ainda menor, sendo engolida pela roupa que está usando. Procure usar estampas delicadas. De qualquer maneira, estampas muito grandes tendem a ampliar a silhueta (para os leigos, engordar). E isso serve para qualquer altura e estrutura.
Bolinhas: Bolinhas caem muito bem para quase todo mundo, não representando um perigo em potencial. Bolinhas pequenas (petit poá) são clássicas e meigas.
Xadrez: cuidado com o xadrez nas calças. Pode evidenciar formas não desejadas... Se for usar calça xadrez, procure por uma calça com modelagem mais reta, de preferência social, e com um xadrez mais discreto. Se você for maior na parte do tronco que nas pernas, tome cuidado com camisas xadrez também. O xadrez fica muito bonito utilizado em saias de modelagem em forma de “A”, podendo haver uma gama mais vasta de estampas. Nas bolsas e acessórios, o xadrez não tem erro.
Listras: as grandes vilãs. Há quem diga que listras horizontais engordam, e listras verticais emagrecem. Isso é completamente relativo. Listras horizontais tendem a expandir a silhueta, mas quando o corpo for do tipo Pêra (quadril mais largo que a parte superior do corpo) ele cria proporção e pode cair bem. Já as verticais ficam bem em pouquíssimas pessoas. Ficou pasma agora? Mas siga a lógica: imagine uma pessoa com formato oval (concentra mais gordura na parte da barriga) usando listras verticais. Elas acompanharão o formato do tronco, ou seja, vão evidenciar o formato oval. Queremos criar cintura, não evidenciar a falta dela. Portanto, mulheres acinturadas ficam muito bem em listras verticais, mas mulheres com formato retangular ou oval devem ficar longe delas. E existe listra que dá pra usar sem medo? Talvez. Listras na diagonal, com uma diagonal vindo de cada lado e encontrando-se no meio (o terceiro look da imagem), causam a impressão contrária à listra na horizontal. Listras grandes sempre tendem a engordar. Podemos conferir vários exemplos de famosas, que na verdade são super magras, ficando bem maiores em listras grandes.
Florais: para as meigas, funciona super bem, desde que proporcionais ao tamanho do seu corpo. Estampas florais costumam ter uma gama mais variada de cores, ficando mais fácil de combinar cores nas outras peças. Combine a cor com a estampa e tudo ficará bem.
Geométricas: cuide o formato que a estampa induzir. Mais uma vez, não queremos ampliar a silhueta. Seja bastante crítica e não compre a roupa que está no cabide sem experimentar. Se experimentar e ela não ficar bem, não compre porque ela “estava tão bonita no cabide”.
Estampa animal: Cuidado! Uma peça com estampa animal, APENAS. Prefira as pequenas ou médias.
Risca de giz: usando a clássica (não qualquer releitura maior), não tem erro. Clássica e fica bem em todo mundo em calças sociais e ternos. Para as mulheres de corpo ampulheta, fica bem também em camisas sociais.
Se você tiver medo de apostar na estampa, use-a nos acessórios (bolsas, sapatos, pulseiras, colares).
É isso aí pessoal. A estampa pode ser o que quebra a monotonia num look, mas pode ser uma grande inimiga. Escolham bem suas estampas ;)